quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A História do Jack Daniels

A História do Jack Daniels
A História do Jack Daniels

JACK DANIEL'S

JACK DANIEL’S não é simplesmente um uísque. É como se você estivesse bebendo goles de pura história. O gosto é suave e seco, o cheiro é inconfundível e a garrafa quadrada com rótulo preto um verdadeiro ícone americano. Todo bom apreciador de uísque deve ter ao menos um JACK DANIEL’S em seu bar ou como uma referência de bebida de qualidade.
A história
Jasper Newton Daniel, que tinha o apelido de “Jack”, nasceu em setembro de 1846, sendo o décimo filho de uma família muito numerosa. Ainda adolescente, aprendeu o processo de destilação e elaboração do uísque com Dan Call, um pastor luterano proprietário de uma destilaria próxima ao Rio Louse. Dan preparava as bebidas com um sistema que por meio do carvão vegetal da árvore Maple, levava mais dias para adoçar o uísque. O processo era comum no estado do Tennessee, mas os proprietários ficavam insatisfeitos com a demora e os gastos extras. Jack comprou a destilaria no ano de 1860 com apenas 13 anos de idade. Rapidamente, com a ajuda de seu primo Button, começou a distribuir uísque em carroças até o estado do Alabama, onde vendiam a bebida aos homens que lutavam na guerra entre os estados (The War Between the States).


Seis anos depois, para fugir das altas tributações do governo por atuar na clandestinidade, Jack resolveu registrar sua destilaria, localizada no condado de Moore na cidade rural de Lynchburg, criando assim a mais antiga destilaria registrada do país. O produto era vendido em garrafas com tampa de cortiça. Para destingir seus uísques dos demais, Jack colocou um rótulo em suas garrafas, sendo o primeiro relato de publicidade feito por uma destilaria. Durante os anos de 1880, a pequena destilaria se tornou uma das maiores do estado do Tennessee e poderia ter se tornado ainda maior se não fosse a recusa de Jack em não moer mais de 99 cestos de milho por dia para evitar que o governo mantivesse um fiscal de renda na destilaria. E assim, apenas 8 barris de uísque gotejava do alambique por dia. Porém, não demorou muito para assistir seu uísque alcançar sucesso no mundo, ganhando vários prêmios internacionais, como por exemplo, a medalha de ouro na Feira Mundial de St. Louis, em 1904, competindo contra outros 20 uísques do mundo inteiro.


O destino da destilaria iria mudar em 1911. Sem conseguir lembrar a combinação para abrir o cofre da empresa, com raiva, Jack o chutou. O impacto quebrou-lhe um dedo do pé, contusão que evoluiu para uma septicemia, infecção que o teria levado à morte. Com seu trágico falecimento, a destilaria foi deixada como herança para seu sobrinho, Lem Motlow. Devido à lei seca instituída nos Estados Unidos - a lei começou dez anos antes no estado do Tennessee e se estendeu por mais alguns anos depois de revogada - a destilaria ficou proibida de produzir seu principal produto. Para não interromper a produção, ele transferiu a destilaria para as cidades de St. Louis e Birmingham nos primeiros anos da lei seca. Porém, sua intenção de driblar a lei não teve êxito, pois não contava com as águas da nascente de uma caverna perto de Lynchburg, que faziam do produto um uísque único. O jeito foi diversificar os negócios durante o período da proibição, investindo em propriedades e no comércio de mulas. Retomou as atividades em 1938 e produziu o uísque até 1942, quando a destilaria foi proibida pelo governo americano de fabricar o produto em virtude da Segunda Guerra Mundial. Quando o governo suspendeu a proibição em 1946, impôs uma cláusula em que a produção só poderia ser feita utilizando grãos de milho de qualidade inferior. Lem Motlow, não aceitando baixar a qualidade de seu uísque, se recusou a produzi-lo até 1947. Com a sua morte nesse mesmo ano, a destilaria passou para as mãos de seus quatro filhos, Reagor, Robert, Daniels e Connor.


Os quatros irmãos aumentaram sensivelmente a produção, mas nunca sequer abrindo mão da tradicional qualidade do uísque, e investiram em publicidade, utilizando principalmente o slogan criado por Mr. Jack: “Every day we make it, we’ll make it the best we can” (“a cada dia faremos bem melhor do que pudermos”, em tradução livre). Nos anos 50, a taxação sobre a bebida estava altíssima, eram pagos US$ 10.50 por barril antes mesmo que o uísque fosse vendido, levando a destilaria a uma situação financeira delicada. Em 1956, os irmãos resolveram vender o negócio para a Brown-Forman Company of Louisville, tradicional empresa fundada em 1870, e que manteve a mesma qualidade que fizeram de JACK DANIEL’S tão famoso no mundo até os dias de hoje, além de expandir a marca para outros mercados mundiais, lançar novas variações do tradicional uísque e estender a marca para outras categorias de produtos. Nos últimos anos, tendo como objetivo chamar a atenção de um público mais jovem, a marca investiu cada vez mais na divulgação das possibilidades de bebidas que podem ser criadas com JACK DANIEL’S (como o Maracujack e o Jack Critrus, também conhecido como Jack Lemonade), além de tentar desmistificar a ideia de que o uísque é forte demais. Em 2011, a empresa inovou para aproveitar a força da marca: o legendário uísque JACK DANIEL’S OLD Nº7 chegou ao mercado americano em modernas garrafas de alumínio de 350 ml. A novidade também estava nos sabores. A bebida para consumo imediato estava disponível nos sabores uísque e cola e uísque e gengibre.


Também recentemente a marca iniciou o lançamento de edições limitadas e exclusivas à alguns mercados. É o caso da edição especial da bebida para o inverno europeu, batizada de JACK DANIEL’S WINTER JACK, cuja embalagem tem motivos temáticos que lembram a neve, indicando ao consumidor que a bebida deverá ser apreciada em temperaturas frias. Sua composição leva maçã e canela numa possível receita de punch com 15% de graduação alcoólica. Esta edição limitada da bebida só esteve disponível no Reino Unido. Enquanto isso nos Estados Unidos, a marca lançou o JACK DANIEL’S TENNESSEE HONEY, uma mistura do tradicional uísque com licor de mel resultando em uma bebida com 35% de graduação alcoólica.


O aniversário do criador do famoso Old n° 7 é comemorado todos os anos durante o mês de setembro, quando geralmente a marca lança no mercado produtos, edições especiais e promoções. O motivo da longa celebração: não se sabe ao certo o dia exato em que Mr. Jack nasceu, já que um incêndio no cartório de sua cidade, Lynchburg, destruiu todos os registros ali armazenados. Segundo a lenda, a única informação viva na memória de quem o conheceu é que Jack nasceu em setembro, no ano de 1846. Mas, para um ícone americano como ele, um só dia não seria mesmo o suficiente para celebrar.


JACK DANIEL’S deve muito de sua fama, engrossada pelos inúmeros mistérios e lendas que cercam sua história, aos roqueiros, músicos e atores. Bob Dilan, Eric Clapton (existe uma capa de um de seus discos onde aparece uma fotografia de uma garrafa de Jack), Keith Richards dos Rolling Stones, Axel Rose e atores de cinema como John Deep foram ou são fanáticos pelo tradicional uísque, que se tornou um símbolo do Rock and Roll. Frank Sinatra, não fazia nenhum show se não estivesse acompanhado por uma garrafa do “Velho Jack”.


Joias raras 
Além do tradicional JACK DANIEL’S Old No. 7 e de uma versão mais leve e menos madura (vem em uma garrafa com um rótulo verde), a destilaria produz mais 2 tipos de uísques da marca:
GENTLEMAN JACK RARE TENNESSEE WHISKEY
Lançado em 1988, utiliza os mais refinados ingredientes naturais na sua fabricação: milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro. Tem como grande diferencial ser filtrado duas vezes em carvão: uma antes e outra após o envelhecimento, garantindo assim sua suavidade.
JACK DANIEL’S SINGLE BARREL
Uísque obtido através de um único barril, que normalmente fica no topo da pilha no armazém de envelhecimento, por 8 anos. O precioso líquido é engarrafado manualmente em elegantes garrafas de 750 ml, que levam a assinatura do Mr. Jack em alto relevo no vidro. Além disso, as garrafas são rotuladas com o número do barril, de qual fileira do armazém foi retirado e a data que o uísque foi engarrafado. Sua receita é guardada em segredo pela destilaria. O exclusivo uísque foi lançado oficialmente no mercado em 1997.


A garrafa
Os colecionadores sempre perguntam por que o uísque JACK DANIEL’S, fabricado na pequena cidade de Lynchburg (com pouco mais de 5.000 habitantes), no estado americano do Tennessee, tem a garrafa quadrada. Em 1866, Jack Daniel engarrafou pela primeira vez seu uísque em jarros de barro com rolhas de cortiça. Para diferenciá-lo, começou a imprimir seu nome nos recipientes. Em 1870, as garrafas de vidro estavam na moda. Jack seguiu a tendência e começou a fabricar suas próprias garrafas, modelo padrão, com linhas arredondadas e com o nome da destilaria gravado em relevo no vidro. Em 1895 um vendedor que trabalhava na empresa de vidro Illinois Alton Glass Company mostrou um desenho novo e exclusivo de garrafa: quadrada com o gargalo afinado. Jack Daniel gostou tanto do novo modelo e decidiu que seu uísque especial deveria ser vendido em uma garrafa diferente. Desde que foi apresentada, a mais de cem anos, a garrafa quadrada de JACK DANIEL’S virou um símbolo da marca e objeto imediato de reconhecimento por parte dos consumidores.


O rótulo e seus mistérios
Não se sabe ao certo porque no rótulo do uísque JACK DANIEL’S está escrito “Old No. 7 Brand”. Muitos dizem que o místico número 7 significa que somente na sétima tentativa de misturas, Jack conseguiu chegar à fórmula perfeita de elaboração de seu uísque. Muitos ainda dizem que quando Mr. Jack participou dos campeonatos de bebidas de 1904 e 1905, era o sétimo inscrito e consagrou-se campeão nas duas vezes. Por isso, como as pessoas perguntavam pelo senhor do barril número sete, ele resolveu inserir o número no rótulo. Outra hipótese é que ele tinha uma namorada diferente para cada dia na semana, por isso era chamado de “O velho das sete mulheres”. Mas isso são apenas lendas, que na verdade tornam a marca ainda mais atraente diante de seus fanáticos consumidores.


O ritual de fabricação
Atualmente JACK DANIEL’S utiliza os mais refinados ingredientes naturais na sua fabricação: milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro. Diferencia-se pelo seu cuidadoso processo de elaboração, destilação e envelhecimento, aliado ao clima muito especial do estado do Tennessee. Com grandes diferenças de temperatura entre inverno e verão, o processo de envelhecimento neste estado americano garante uma grande interação entre o uísque e o barril (de carvalho branco e utilizado uma única vez para envelhecer o uísque), conferindo ao JACK DANIEL’S um sabor e uma coloração mais amadeirados. A água utilizada na fabricação de JACK DANIEL’S vem de um poço localizado em uma caverna de pedras calcarias, na parte externa da destilaria. Desse poço são retirados aproximadamente 3.200 litros de água por minuto o ano todo, à temperatura constante de 13°C. O processo de fabricação do JACK DANIEL’S é bem parecido com o do Bourbon. Porém, o processo de suavização com carvão (conhecido como “charcoal mellowing”) e de canos de cobre, acaba por diferenciá-lo. Esta é a razão pela qual colocaram JACK DANIEL’S em uma categoria especial: Tennessee Whisky, diferente de Bourbon (uísque produzido somente no estado do Kentucky).


Jeff Arnett (foto abaixo) é apenas o sétimo destilador mestre em quase 150 anos de história da JACK DANIEL’S. Natural do próprio estado do Tennessee, Jeff trabalhava para a destilaria desde 2001 em uma série de funções, e foi apontado como destilador mestre em 2008. Ele supervisiona todo o processo de fabricação de uísque, ou seja, moagem, fermentação, destilação, suavização de carvão e maturação.


A destilaria
A destilaria mais antiga dos Estados Unidos está situada nas belas colinas do Tennessee, encravada na pequena cidade de Lynchburg, aproximadamente 120 quilômetros a sudeste de Nashville. Neste local pitoresco, Mr. Jack Daniel instalou sua destilaria em 1866. A maior atração é a visitação aberta ao público, onde é possível fazer uma visita guiada, com duração de 1 hora e 15 minutos aproximadamente, para conhecer a história da marca JACK DANIEL’S através de um completo museu (chamado de Visitor Center e inaugurado em 1999), as principais dependências da destilaria, o processo de fabricação do badalado uísque, além, é claro, de poder comprar lembranças em uma loja fantástica, onde é possível encontrar uma centena de produtos.


A visita termina no White Rabbit Saloon, um espaço que foi reconstruído para simular o bar do qual o próprio Jack foi um dia proprietário em Lynchburg. O ponto alto da visita é a degustação comentada com o Master Distiller Jeff Anett. É ele o responsável por controlar a qualidade e a maturação de todos os uísques JACK DANIEL’S, supervisionando 77 armazéns e 1.7 milhões de barris. O horário das visitas é das 9:00 às 16:30, todos os dias com exceção do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), véspera e dia de Natal e Ano Novo. Para quem não pode ir para Lynchburg, a destilaria dispõe de uma visitação virtual bastante realista, inclusive podendo assinar o livro de visitas, que pode ser acessada clicando aqui. Mais de um século depois, cada garrafa de uísque JACK DANIEL’S ainda é fabricada da mesma maneira e no mesmo local. A destilaria talvez seja a mais poderosa ferramenta de marketing e branding da marca. Isto porque, aproximadamente 500 pessoas que visitam a antiga destilaria diariamente, propagam as histórias do velho Jack e o poder milagroso da água de Lynchburg que fazem JACK DANIEL’S ser uma marca forte envolta por vários mistérios que despertam e aguçam a curiosidades dos consumidores.


Os slogans
Love where you live. 
Lives here. 
There’s Nothing Like Jack Daniel’s Old Time Tennessee Whiskey. 
Not subject to change.

Jack Daniels inova em 2012 com uísque incolor, primeira receita diferente em quase 100 anos
Quando pensamos em uísque um nome vem à cabeça rapidamente: Jack Daniels. Um dos mais tradicionais uísques no mundo mudou pela primeira vez a receita para o lançamento do Unaged Rye (centeio não envelhecido, referindo se ao principal ingrediente da bebida).
O Jack Daniel Rye Unaged é o primeiro mashbill (termo usado para designar a mistura de grãos e ingredientes dos uísques) novo a ser lançado pela destilaria de Lynchburg em quase 100 anos, e a principal diferença em relação aos outros uísques é o fato de não ser envelhecido em barris ou tonéis.

De acordo com especialistas do setor, segundo informações da Revista PEGN, o uísque branco ajuda a tornar legítima a categoria de uísques não envelhecidos – até agora reservada aos fabricantes menores, que não conseguem manter suas bebidas em tonéis por vários anos.

O site Uncrate descreve a bebida como tendo um aroma doce e frutado, muito centeio e um acabamento fresco e seco.  O Rye Unaged estará disponível no Tennessee, lugar de origem da destilaria, em dezembro e deve chegar às outras localidades no próximo ano. O preço sugerido nos Estados Unidos para a garrafa é de US$ 50.

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1866
● Fundador: Jasper Newton Daniel
● Sede mundial: Lynchburg, Tennessee
● Proprietário da marca: Brown-Forman Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman: Garvin Brown IV
● CEO & Presidente: Paul Varga
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: US$ 4.352 bilhões (2012)
● Presença global: + 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 400
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques
● Concorrentes diretos: George Dickel, Jim Beam, Maker’s Mark e Southern Comfort
● Ícones: A tradicional garrafa quadrada
● Slogan: Lives here.
● Website: www.jackdaniels.com 
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca JACK DANIEL’S está avaliada emUS$ 4.352 bilhões, ocupando a posição de número 81 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
A marca no mundo
JACK DANIEL’S é o segundo uísque mais vendido no mundo em faturamento e volume (são 10 milhões de caixas todos os anos), estando entre as 10 marcas de destilados que mais crescem globalmente com presença em mais de 130 países.
Você sabia?
● No rótulo de cada garrafa de JACK DANIEL’S há uma lista das principais medalhas de ouro conquistadas pelo uísque em competições internacionais ao longo de sua rica história.
● JACK DANIEL’S não vendeu sequer uma garrafa de uísque no Condado de Moore, onde se encontra sua destilaria, até meados dos anos 90. Isto porque, desde 1909, o condado tinha uma lei que não permitia a venda de bebidas alcoólicas, revogada em 1995. Para cada garrafa do uísque vendida em Moore, a destilaria precisa pagar US$ 3.50 ao condado.
● Mr. Jack está enterrado no cemitério municipal de Lynchburg, e para encontrar seu túmulo, basta procurar por duas cadeiras ao lado da lápide. Dizem que as cadeiras foram postas ali para consolar o grande número de senhoras da cidade que lamentavam sua morte.
● Uma lenda conta como surgiu a imagem típica de Mr. Jack. Para marcar seu 21º aniversário ele foi às compras na cidade. Voltou usando uma casaca na altura do joelho e um chapéu de aba larga, que se tornariam seu uniforme diário para o resto da vida.
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com.br e consumidormoderno.uol.com.b
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